Online

Instituto federal abre 160 vagas para 5 cursos técnicos gratuitos

Diretor da unidade disse que os cursos vão suprir uma demanda existente na cidade

25/05/2009 | 00:00 Glória Galembeck

Terminam na próxima sexta-feira as inscrições para cinco cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). O instituto, que inicia atividades no próximo semestre, é um desmembramento da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Serão oferecidos cursos técnicos nas áreas de enfermagem (30 vagas), saúde bucal (30 vagas), prótese odontológica (30 vagas), massoterapia (30 vagas) e informática (40 vagas), todos com duração de dois anos. Por se tratar de uma instituição pública de ensino, os curso são totalmente gratuitos, inclusive o material.

Gilson de Lima Moraes, diretor da unidade, explicou que os cursos vão suprir uma demanda existente na cidade. “Para cada profissional graduado há uma necessidade de cerca de dez técnicos. Na área da saúde também é assim. Hoje, temos dentistas que acabam fazendo próteses mas, se houver um profissional técnico especializado em próteses, o dentista terceiriza funções e o mercado se abre”, avaliou. Mesmo sem ser da área da saúde o curso de informática foi incluído. “Atualmente a estrutura técnica de quase todas áreas tem um alinhavo com a informática, é como uma premissa”, explicou Moraes.

O Ministério da Educação ainda não autorizou a realização de concurso público para a contratação de professores, mas segundo Gilson Moraes, é garantido que as aulas comecem no segundo semestre, com a inauguração do campus da instituição. Enquanto isso as aulas, segundo ele, serão, ministradas por professores do instituto em Curitiba e da UFPR, também de Curitiba.

O diretor de articulação de projetos especiais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Gilsson Cardoso, afirmou que o MEC e o Ministério do Planejamento fazem apenas uma autorização anual para contratação de pessoal. Quando houve a autorização em 2008, ainda não havia terminado o trâmite para a criação do campus londrinense do IFPR. A previsão é realizar concurso para contratação em setembro deste ano. “As aulas do campus em Londrina podem ser ministradas pelo pessoal de Curitiba e Paranaguá, até que se forme o quadro de Londrina.”

O IFPR foi criado em dezembro de 2008 e está presente, além de Londrina, em Curitiba, Paranaguá e Foz do Iguaçu.

As inscrições só podem ser realizadas pela internet (www.ifpr.edu.br) e custam R$ 40.

Fale com o repórter

Leia também
Últimas Notícias rss
16:01Campanha Dilma e Aécio levam à TV crític...
15:56Campanha TSE suspende propagandas em que...
15:40SmartphoneMicrosoft vai substituir marca...
15:33Controle de frequênciaCâmara Municipal p...
15:27RestriçãoLei Seca volta a vigorar durant...
15:22AeroportosEUA restringem entrada de pass...
15:19EnergiaAneel suspende reajuste de tarifa...
15:08ChinaHong Kong: reunião entre autoridade...
15:06InternetHackers chineses podem ter invad...
15:05Abastecimento de águaANA: uso de 2º volu...