Online

Um fast-food das Arábias

Mr. Kebab abriu no final do ano passado e oferece uma gama de sanduíches elaborados a partir da culinária árabe

30/01/2009 | 23:49 Fernando Araújo

A comida árabe é bem conhecida em todo o Brasil, mas um de seus pratos estava relegado apenas à baixa gastronomia das cidades. O Kebab – ou churrasco grego – é sucesso nas calçadas com suas carnes empilhadas uma sobre a outra, assando sem parar. Mas atualmente não é preciso se aventurar para experimentar o kebab em Londrina, que conta com uma casa especializada no prato.

O Mr. Kebab, aberto no final do ano passado, oferece alguns tipos de sanduíche de origem árabe que ganharam o mundo. O seu representante, que levou o nome no Brasil de churrasco grego (numa dessas tradicionais confusões geográficas), não é oferecido na casa, mas não sem uma tentativa dos proprietários. O problema foi mesmo a Vigilância Sanitária, que não autorizou a forma tradicional de fazer o sanduíche.

Com as exigências sanitárias, o Mr. Kebab focou em montar sanduíches que também possuem carne e ingredientes árabes um pouco abrasileirados enrolados em pão sírio. É o resultado da experiência dos proprietários na Europa e Estados Unidos. “Unimos a praticidade da comida ocidental com a tradição do mundo árabe”, explica Valdir Rezende, um dos proprietários.

Outra característica da casa é a forma “fast food” de atendimento no balcão, e também na rapidez com que os sanduíches chegam à mesa. As escolhas também se assemelham com o oferecimento do combos – refrigerante, batata frita e o sanduíche – por um preço fixo, mas ainda com poucas alternativas.

São cinco tipos, entre eles o Original Beef ou Chicken (R$ 9,39 o combo) recheado com carne (boi ou frango), mussarela, picles, vinagrete, uma suave pasta de alho e molho de tahine, feito à base de semente de gergelim. Uma curiosidade é que o sanduíche possui algumas batatas fritas dentro dele. “É uma tradição incluir batatas fritas. No sanduíche é comum colocá-las dentro, principalmente entre os sírios e libaneses”, conta Rezende.

O Mr. Kafta, como o nome já entrega, é recheado com carne bovina, moída três vezes e temperada com condimentos árabes. Ainda leva alface, tomate e picles. Uma das curiosidades: o kebab de lingüiça Síria. Rezende conta que a lingüiça é artesanal feita por um açougue islâmico de Londrina, seguindo as regras para o abate e o cuidado que os muçulmanos exigem. Além disso, a lingüiça é saborosa, feita apenas com carne bovina e bem condimentada.

Para quem quer evitar a carne, a sugestão é o Mr. Falafel, feito com bolinhos fritos de grão de bico, homus, molho de tahine, tomate e salsinha.

De sobremesa, um sanduíche que escancara a ocidentalização dos pratos com o Kebab de Nutella com banana. “As mulheres gostam muito e são as que mais pedem”, conta Rezende.

Serviço – Mr, Kebab (R. Paranaguá, 1200). De terça a domingo, a partir das 18h30. Aceita cartões de crédito e débito. Não possui telefone.

Fale com o repórter

Leia também
Últimas Notícias rss
22:47Série BVaiado, Giancarlo 'reestreia' pel...
22:28Série BRicardinho cobra mais produtivida...
22:28SÉRIE DTubarão intensifica treinos para ...
22:19Carga tributáriaGoverno garante que não ...
22:09SÉRIE DAdversário do Tubarão tem um dos ...
22:09CâmbioBC eleva oferta de contratos de sw...
21:48DiscursoDilma diz 'lamentar' bombardeio ...
21:44Lava JatoCPI terá acesso a denúncias de ...
21:30Série BParaná reage no fim e empata com ...
21:04PesquisaAécio diz estar 'otimista' na re...