Online

Uma presença enorme

Esther Moreira Xavier

10/10/2012 | 00:19 Texto: Irinêo Baptista Netto

Dona Esther tinha vocação para adotar o que quer que fosse: seres vivos de todo tipo, objetos inanimados, o mundo inteiro. Começava dentro de casa. Ela se casou duas vezes com viúvos, teve uma filha e nove enteados, mais netos e bisnetos a perder de vista.

Enquanto morava na praia de Shangri-lá, cuidava de cães, gatos, pássaros e abelhas. Alimentava e dava atenção para todos eles, todos os dias.

Essa vocação definiu uma parte importante de sua vida. Era religiosa, kardecista e se orgulhava de seu vegetarianismo, que durou mais de 50 anos, até sua morte. Também mantinha um pequeno Buda sentado sobre um monte de arroz e de moedas, dentro de um prato de cristal.

No Litoral, ficou conhecida como “a benzedeira”, atendendo dezenas de crianças e adultos. Sua fé era tão grande que ela atribuía “fluidos” a coisas sem vida. Como uma casa, por exemplo. Havia algo de oriental nessa postura.

Nascida em Jaguariaíva, passou a maior parte da vida em Ponta Grossa. Era uma presença enorme na vida de muita gente.

Na funerária de Ponta Grossa – cidade em que foi sepultada, ao lado do segundo marido –, a funcionária do lugar, mexendo com a documentação, disse: “Oitenta e sete?! Que beleza...”. Sim, ela viveu bastante. Não viajou para conhecer lugares distantes, mas tinha um talento notável para tomar conta dos lugares por que passou. Deixa uma filha, netos e bisnetos.

Dia três, de morte natural, aos 87 anos.

* * * * *

LONDRINA

Ana Maria França, 85 anos. Sep. ontem em Londrina.

Antônio José dos Santos, 53 anos. Sep. ontem em Londrina.

Bruno Dhanillo Teodoro dos Santos, 17 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do Ouro Verde – Londrina.

Célio Pereira Avelaneda, 30 anos. Sep. às 14h30, no Cemitério São Pedro, saindo da capela municipal de Irere.

Erico Oyamada, 85 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Matinhos, saindo da capela do Cemitério Municipal.

Francisco Brambilla Bortoluzzi, 74 anos. Sep. ontem em Londrina.

Joaquim José da Cruz, 76 anos. Sep. ontem em Londrina.

Jose Valente, 85 anos. Sep. ontem em Londrina.

Marcelino Moreira, 37 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela da Paróquia Nossa Senhora da Luz. Rua Netuno, 290 – Jardim do Sol – Londrina.

Maria Tereza Meletto, 62 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Andira, saindo da capela do mesmo.

Maria Venturini Ortega, 87 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério São Pedro – Londrina.

Nair Olímpio da Silva, 74 anos. Sep. ontem em Cambara.

Neide Vera Mangabeira, 81 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque das Allamandas, saindo da capela do mesmo – Londrina.

Pedro Pereira Caetano Júnior, 20 anos. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela Ouro Verde – Londrina.

Walter Alves da Silva, 26 anos. Sep. ontem em Londrina.

MARINGÁ

Antônio Vieira de Jesus, 58 anos. Sep. ontem em Paiçandu.

Atílio Marcondes Prestes, 88 anos. Sep. às 16 h, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela do Lar Paraná. Rua João Vecchi, 751 – Campo Mourão.

Carlos Antônio de Oliveira, 42 anos. Sep. às 16 h, no Cemitério Parque Portal do Céu, saindo da capela 1 da Aserfa. Rua Osório Ribas de Paula, s/n – Centro – Apucarana.

Cícero Lebron Canhestro, 72 anos. Sep. ontem em Jandaia do Sul.

Cornélio Ribeiro de Araújo, 84 anos. Sep. ontem em Maringá.

Eduardo Salim, 83 anos. Sep. ontem em Maringá.

Ercílio Aparecido Passianoto, 59 anos. Sep. ontem em Maringá.

Francisca Maria de Jesus, 75 anos. Sep. ontem em Iguaraçu.

Gilvanete Nascimento de Almeida Faustino, 32 anos. Sep. ontem em Nova Esperança.

Iolanda Pereira, 79 anos. Sep. ontem em Esperança Nova.

Izaltino Amadeu Diogo, 83 anos. Sep. ontem em Maringá.

João Cardnes Marques, 75 anos. Sep. ontem em Maringá.

Maria Margarida Brancalhão Fernandes, 58 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Olga Lotto Pallota, 91 anos. Sep. ontem em São Jorge do Ivaí.

Roberto Carlos Lopes, 40 anos. Sep. ontem em Paiçandu.

Valdegiza Josefa de Oliveira, 85 anos. Sep. ontem em Altônia.

Victor Miguel Alves Barbosa. Sep. ontem em Maringá.

FOZ DO IGUAÇU

Adelaide de Lima Ferreira, 82 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Anilda Beilke Timm, 77 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da Rua Celestino Castelli, 124 – Parque Presidente II – Foz do Iguaçu.

Dirceu Paulo Haupenthal, 53 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal São João Batista, saindo da capela 2 do mesmo – Foz do Iguaçu.

João Marcos da Silva, 42 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas – novo, saindo da Rua Everaldo Marques da Silva, 473 – Jardim Soledade – Foz do Iguaçu.

Leontina Ribeiro Zawacki, 91 anos. Sep. ontem.

Lucia Lemes Ribeiro, 66 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Medianeira.

Valdemar Moreira, 63 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Vitalina Timóteo dos Santos, 67 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da Rua Barão da Serra Negra, 725 – Morumbi I – Foz do Iguaçu.

CURITIBA

Albina Nardeli da Cunha, 89 anos, do lar, filha de Antônio Nardeli e Palma Fagam. Sep. ontem.

Alevir Lourenço, 66 anos, filho de Valdemiro Lourenço e Etelvina Lourenço. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

André Arcangelo, 17 anos, embalador, filho de Márcia Cristina Arcangelo. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Colônia Faria (Colombo), saindo da capela da Igreja Evangélica Visão Missionária – Monte Castelo – Colombo.

Antônio de Lisboa e Silva, 93 anos, gerente, filho de Antônio Bueno da Silva e Maria da Glória de Jesus. Sep. às 11 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Natalina Berti – São José dos Pinhais.

Aparecido Ramos da Silva, 76 anos, frentista, filho de Sebastião Ramos da Silva e Rita Jesus da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela Vaticano - Diamante

Arlinda Vale, 68 anos, do lar, filha de Ranulfo Dias do Vale e Juventina Cândida Rosa. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo de Santa Quitéria.

Danilo de Jesus Rezende, 22 anos, filho de João Carlos Rezende e Neide de Jesus Rezende. Sep. ontem.

Dilma de Oliveira Nakao, 77 anos, do lar, filha de Maria Coelho de Oliveira. Viúva de Yoshiharu Nakao. Sep. ontem.

Diovan Veloso Leal, 19 anos, polidor, filho de José Dirceu Veloso Leal e Marines de Paula Ramos Leal. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela Adriana – Colombo.

Edenor Leite, 60 anos, mestre de obras, filho de Adolfo Leite e Teresinha Giuta. Sep. ontem.

Edison de Azevedo, 83 anos, autônomo, filho de José Felipe de Azevedo e Cecilia de Azevedo. Sep. ontem.

Edizia Alves do Amaral, 51 anos, auxiliar de enfermagem, filha de Pedro dos Santos Amaral e Ortencia Alves do Amaral. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Elda de Lourdes Silva, 51 anos, cozinheira, filha de Manoel Eduardo da Silva e Sebastiana das Dores Silva. Sep. em horário a ser designado, no Crematório (Ass. Beneficente Jardim da Saudade).

Enio Chaves Fumagalli, 77 anos, laboratorista, filho de José Rocha Fumagalli e Cacilda Chaves Fumagalli. Sep. ontem.

Giovanna Ermes Mariano, 13 anos, estudante, filha de Daniel Frumento Mariano e Angelica Olga da Cunha Ermes. Sep. ontem.

Hélio Eduardo Orsiolli, 63 anos, professora, filha de Waldemar Orsiolli e Maria Sunta Biazoto. Sep. ontem.

Izabel Wosniak dos Santos, 77 anos, pedagoga, filha de Francisco Wosniacki e Victória Wosniacki. Viúva de José Pedro dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela 1 do Cemitério Água Verde.

Jandyra Bianchini Ferreira, 80 anos, funcionária pública estadual, filha de João Ferreira e Alvina B. Ferreira. Sep. ontem.

José Amador da Silva, 66 anos, fiscal de obras, filho de Avelino Amador da Silva e Antônia Naziozeno da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

José Wollmann, 71 anos, filho de Ferdinando Wollmann e Avidia da Silva Wollmann. Sep. ontem.

Júlio Martins, 85 anos, porteiro, filho de Infância Maria Martins. Sep. às 16 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Lea Maria Mello Cordeiro, 69 anos, assistente social, filha de Noadyr Gonçalves Cordeiro e Alice de Mello Cordeiro. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.

Lourival de Campos, 44 anos, filho de Antônio de Campos e Benedita Pereira de Campos. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Luzineide Pedro de Jesus Silva, 61 anos, do lar, filha de Antônio Pedro da Silva e Ana Maria de Jesus. Sep. em horário ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

Maria do Carmo Sottomaior Macedo, 63 anos, funcionária pública estadual, filha de Leonor Rocha e Sebastiana Lemos. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do mesmo.

Maria Madalena Mendes de Campos, 80 anos, do lar, filha de Nelson Paulino Mendes e Benedita Moreira de Jesus. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

Maria Vieira de Souza Silva, 80 anos, do lar, filha de José Vieira de Souza e Maria Floriana de Jesus. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Mario Kovalski, 66 anos, pedreiro, filho de João Kovalski e Josefa Kovalski. Sep. ontem.

Mercedes Cordeiro Miles, 76 anos, do lar, filha de João Gonçalves Cordeiro e Sebastiana Ferreira dos Anjos. Sep. ontem.

Moacyr Álvaro de Souza, 68 anos, advogado, filho de Moacyr Barroso de Souza e Leda Floret de Souza. Sep. ontem.

Nereu Rodrigues de Matos, 27 anos, frentista, filho de José Eloir Rodrigues de Matos e Silveria Rosner Cavalheiro. Sep. em horário e cemitério a serem designados

Neumezir Lourenço, 80 anos, servente, filho de Abílio Fernandes e Aguida Fernandes Coutinho. Sep. às 10 h, no Paroquial São Marcos.

Odilon Antunes dos Santos, 43 anos, bancário, filho de Lauro Antunes Branco e Silvalina dos Santos Branco. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Paulina Clementino da Silva, 55 anos, diarista, filha de José Clementino da Silva e Anezia Fernandes da Silva. Sep. ontem.

Paulo Cionecki, 76 anos, comerciante, filho de João Cionecki e Catharina Cionecki. Sep. às 9 h, no Cemitério Tomas Coelho (Araucária), saindo da capela do Cemitério Tomas Coelho, em Araucária.

Ricardo Yoshio Nacagava, 1 dia, filho de Tatiane Nacagava. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Rodrigo Coelho Ramos, 33 anos, estudante, filho de José Ari Mendes Ramos e Roseneide Coelho Ramos. Sep. ontem.

Ronaldo Santos Pereira, 14 anos, estudante, filho de Vilmar de Oliveira Pereira e Angela Maria Santos Menezes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela da Igreja Visão Missionária, em Colombo.

Sandra do Rosário Mendes Galdino, 57 anos, do lar, filha de Casemiro Mendes e Rosalina do Rosário Mendes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Cemitério Sede, em Almirante Tamandaré.

Sérgio Marucio, 46 anos, filho de Antenor Marucio e Onofra Quirino Dias. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro.

Stela Jussara Michalak, 61 anos, auxiliar administrativo, filha de Theodoro Michalak e Maria Mosele Michalak. Sep. às 17 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela 3 do Cemitério Municipal.

Tamir Costa Fonseca, 76 anos, comerciante, filho de Tindaro Pereira da Fonseca e Noemia Costa Fonseca. Sep. ontem.

Valdiney da Silva das Dores, 21 anos, filho de Valdevino Ribeiro das Dores e Isabel Henrique da Silva das Dores. Sep. ontem.

Vilma Rosa da Silva, 63 anos, do lar, filha de Francisco da Silva e Júlia Fernandes Lemos da Silva. Sep. ontem.

Vitoria Maria Martins, 93 anos, do lar, filha de Theodoro Martins e Berbiana Maria da Conceição. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos(Piraquara).

Vitoria Zanon Trevisan, 95 anos, do lar, filha de João Zanon e Eugenia Vidolin. Viúva de Florindo Trevisan. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

Leia também
Últimas Notícias rss
00:57cinemaA Gaiola Dourada estreia hoje em L...
00:55cinemaMostra Imovision apresenta filmes ...
00:55cênicasPalhaço Ritalino se apresenta no ...
00:49ao vivoWillie Walker, um mestre do soul ...
00:22Copa do BrasilCeará surpreende e vence o...
00:20Copa do BrasilVasco elimina Ponte Preta ...
00:20Copa do BrasilSão Paulo vence Bragantino...
00:18DecisãoSan Lorenzo alcança final inédita...
00:05aparteKireeff se "equilibra" entre visão...
00:04cartasCadê o EIV para os espaços público...