Online

Bosch apresenta nova proposta de indenização aos demitidos

O sindicato apresentará a proposta aos filiados na segunda-feira (29) na assembleia que será realizada na porta da unidade da Bosch da Cidade Industrial

26/06/2009 | 20:49 Fernanda Leitóles

Na tarde desta sexta-feira (26) aconteceu a audiência de conciliação entre a Bosch e o Sindicato dos Metalúrgicos da região de Curitiba (SMC), que representa os 900 colaboradores demitidos, no Ministério Público do Trabalho (MPT) . A reunião foi resultado do pedido de mediação feito pelo sindicato no último dia 19, para tentar suspender as dispensas. Nesse sentido, o MPT propôs que as demissões fossem transformadas em um acordo coletivo para redução dos salários e da jornada de trabalho. A outra proposta do órgão foi que as demissões fossem suspensas e houvesse um procedimento regulando as dispensas, que teria a participação do sindicato e do MPT. A mediação foi feita pela procuradora Cristiane Lopes.

Segundo a assessoria de imprensa do MPT, a empresa não aceitou o acordo e melhorou a proposta de compensação financeira que havia apresentado na quarta-feira (24) no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9) . Os novos valores que a Bosch pretende pagar como indenização aos 900 funcionários demitidos são: um salário base e meio para os colaboradores que trabalham na multinacional há até 15 anos; dois salários para os colaboradores com 15 a 20 anos de casa; e dois salários base e meio para as pessoas com contratos acima de 20 anos.

Segundo a proposta, os funcionários também teriam direito à assistência médica por seis meses. Além disso, seriam devolvidos os valores das contas de previdência complementar da PreviBosch. A medida beneficiaria os colaboradores que trabalham há mais de três anos na multinacional.

O sindicato apresentará a proposta aos filiados na segunda-feira (29), na assembleia que será realizada na porta da unidade da Bosch da Cidade Industrial (CIC). Se não houver acordo, já estão previstas mais duas audiências de conciliação. Uma no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9)na terça-feira (30), e outra no Ministério Público do Trabalho (MPT) no dia 1º de julho (quarta-feira).

Leia também
Últimas Notícias rss
08:43SupremoMinistra do STF decide hoje desti...
08:27LondrinaLista de falecidos - 23/4/2014
08:20Meteorologia Quarta-feira será de tempo ...
08:10PR-986Atropelamento mata homem próximo a...
07:42Malaysia AirlinesBusca submarina pelo vo...
07:35América do NorteEtnia indígena apela à O...
07:30TragédiaNaufrágio de navio sul-coreano c...
07:28ÁsiaAfeganistão adia anúncio dos resulta...
07:23ÁfricaEUA classificam como "abominação" ...
07:17ÁsiaForça de trabalho se contrai na Chin...