Mundo

Possível problema no motor adia lançamento de foguete nos EUA

As preparações para o teste da empresa de levar cargas à Estação Espacial Internacional vinham dentro do programado até às 5h55 (horário de Brasília), quando um computador de bordo abortou o lançamento

19/05/2012 | 12:43 Reuters

O lançamento do foguete particular Falcon 9 no Cabo Canaveral foi adiado neste sábado após um computador ter detectado um possível problema com um dos motores do foguete, afirmou uma autoridade da Space Exploration Technologies.

As preparações para o teste da empresa de levar cargas à Estação Espacial Internacional vinham dentro do programado até às 5h55 (horário de Brasília), quando um computador de bordo abortou o lançamento.

"A decolagem... tivemos um corte. A decolagem não ocorreu", afirmou o porta-voz da Nasa George Diller, pego de surpresa pela mudança repentina dos acontecimentos.

Um computador que monitorava os nove motores do foguete detectou uma crescente pressão nas câmaras de um dos propulsores e interrompeu o lançamento meio segundo antes da decolagem, afirmou a repórteres a presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell.

"Assim como o piloto no fim de uma pista aumenta a potência e olha os instrumentos. Estávamos acionando os motores, estávamos olhando os parâmetros e decidimos não voar", afirmou Gwynne, acrescentando que não deve ser apenas um problema de sensor.

A próxima oportunidade de lançamento será na tarde da terça-feira.

Leia também
Últimas Notícias rss
16:09SPFuncionário do SBT é baleado em tentat...
15:32No Rio de JaneiroPromotoria quer mudar j...
15:16SustoRompimento em tubulação de água ala...
14:53FimDiário comunista italiano "L'Unita" v...
14:52Série BChiquinho é dúvida no Paraná para...
14:25GamesCom demanda baixa por Wii U, Ninten...
14:25MúsicaLinkin Park, Paramore e Panic! at ...
14:22Cidade IndustrialApós tentativa de fuga,...
14:17MorteJulio Grondona morre aos 82 anos em...
13:55LondrinaQuadros de arroz em exposição no...