Mundo

Reuters

Reuters / O presidente dos EUA, Barack Obama, participa da cúpula do G8 junto com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev e a chanceler alemã Angela Merkel O presidente dos EUA, Barack Obama, participa da cúpula do G8 junto com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev e a chanceler alemã Angela Merkel

Obama: G8 "unido" em torno de questão nuclear iraniana

O presidente dos EUA também frisou que o grupo quer que um processo político seja rapidamente iniciado na Síria, que e´palco de um levante popular reprimido pelo presidente Bashar al-Assad

19/05/2012 | 11:46 AFP

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou neste sábado que o G8 está "unido" em torno da abordagem a ser adotada frente ao polêmico programa nuclear iraniano, na abertura dos trabalhos do segundo dia da cúpula de Camp David.

"Estamos unidos em nossa abordagem do Irã. Acredito que todos nós concordamos com o fato de que o Irã tem direito a um (programa) nuclear pacífico, mas que suas violações contínuas das normas internacionais e sua incapacidade de provar até aqui que não tenta militarizá-lo constituem uma grave fonte de preocupação para todos nós", indicou Obama.

Em relação a outra questão preocupante no Oriente Médio, o presidente americano também frisou que o grupo quer que um processo político seja rapidamente iniciado na Síria, que é palco de um levante popular sem precedentes reprimido com violência pelo governo do presidente Bashar al-Assad.

"Acreditamos que uma solução pacífica e uma transição política são preferíveis na Síria. Estamos profundamente preocupados com a violência que tem sido registrada", declarou também Obama.

Leia também
Últimas Notícias rss
13:34 Malaysia Airlines Problemas técnicos em...
13:33ServiçoAcerte na escolha do ovo de Pásco...
13:22Redes sociaisPapa Francisco supera os 13...
13:07LançamentoNota Fiscal Paranaense sortear...
13:05ViolênciaPai de preso decapitado em Pedr...
13:01PalmasJustiça afasta presidente da Câmar...
12:45IndústriaNissan inaugura fábrica própria...
12:42LoteriasMega-Sena pode pagar R$ 38 milhõ...
12:40Caos carcerárioPara evitar superlotação ...
12:32ViolênciaCom greve da PM, Salvador tem m...