Acesso ao sistema

Esqueceu sua senha? Clique aqui

Ainda não é cadastrado?

Após cadastrado, o CPF não pode ser alterado.
Digite uma nova senha:

Mundo |

EUA

Romney reafirma oposição ao casamento entre homossexuais

Provável adversário de Barack Obama na eleição presidencial de novembro ressaltou que manteve o mesmo ponto de vista durante a disputa pela indicação republicana

  • EFE
  • 09/05/2012 19:13

O republicano Mitt Romney, provável rival do presidente Barack Obama nas eleições de novembro nos Estados Unidos, reafirmou nesta quarta-feira sua oposição ao casamento e às uniões civis entre homossexuais.

"Meu ponto de vista é que o casamento em si é uma relação entre um homem e uma mulher e essa é minha preferência", disse Romney em um ato em Oklahoma pouco depois que Obama se declarasse pela primeira vez a favor do casamento gay, em entrevista concedida à rede de televisão "ABC".

Romney destacou que manteve "o mesmo ponto de vista" durante toda a disputa pela indicação presidencial republicana, que já tem praticamente assegurada.

"Concluí que é importante dar um passo adiante e afirmar que acho que os casais do mesmo sexo deveriam poder casar-se", declarou o presidente americano na entrevista realizada no Salão Oval da Casa Branca.

Como candidato presidencial democrata em 2008, Obama deu seu apoio às uniões civis entre pessoas do mesmo sexo, mas expressou sua oposição ao casamento. No entanto, no final de 2010 comentou que sua postura sobre o tema "estava evoluindo".

Segundo declarou na entrevista, Obama inicialmente pensava que a aprovação de uniões civis seria suficiente para a comunidade homossexual.

"Tinha também em mente tradições muito arraigadas e crenças religiosas muito poderosas", acrescentou.

Mas, continuou, "no transcurso de vários anos" se deu conta dos constrangimentos que sentiam muitos homossexuais por não poder contrair matrimônio e mudou sua opinião.

Pouco antes da divulgação das declarações de Obama, Romney falou com uma rede de televisão local em Denver e expressou não só sua oposição ao casamento homossexual, mas também às uniões civis entre pessoas do mesmo sexo.

Abrir comentários