Mundo

Japão abre caminho para nacionalização da Tepco

O governo aprovou as propostas de esforços financeiros que a empresa se compromete a cumprir, em troca de uma nova ajuda estatal para indenizar as vítimas do desastre

09/05/2012 | 08:25 AFP

O governo japonês aprovou nesta quarta-feira o plano financeiro proposto pela Tokio Electric Power (Tepco), que viu suas contas no vermelho após o acidente nuclear de Fukushima, o primeiro passo para uma nacionalização de fato da empresa.

O governo de Yoshihiko Noda aprovou as propostas de esforços financeiros que a empresa se compromete a cumprir, em troca de uma nova ajuda estatal para indenizar as vítimas do desastre e evitar a falência do grupo.

A Tepco está em uma situação muito delicada, com finanças devastadas pelas consequências da catástrofe de Fukushima, o pior acidente nuclear desde Chernobyl (Ucrânia) em 1986.

A empresa já recebeu o aval do Estado para avanços substanciais de 1,6 trilhão de ienes (20 bilhões de dólares) para distribuir às vítimas.

A Tepco apresentou recentemente às autoridades uma nova versão do plano financeiro a 10 anos, reforçando as promessas para beneficiar-se de uma ajuda mais importante que permita pagar as contas dos combustíveis, em consequência da reativação das centrais térmicas para compensar o fechamento de seus 17 reatores nucleares.

Leia também
Últimas Notícias rss
13:39BenefícioCâmara aprova aposentadoria esp...
13:28LondrinaUsuários reclamam de superlotaçã...
13:26TragédiaCorpos de crianças revelam deses...
13:15Em CascavelEduardo Campos faz elogios Lu...
13:10Situação irregularIppul tem 20 dias para...
12:47Morte no RSDefesa de pai de Bernardo que...
12:10Em favela no RioRegina Casé lamenta mort...
12:06EventoDilma sanciona Marco Civil da Inte...
12:03Após morte de dançarinoPolícia realiza p...
11:58São JoséFuncionários da Volks encaminham...