Edição do dia

Saúde abre calendário de vacinação amanhã

Rede pública de Londrina irá receber 184 mil doses da vacina

07/03/2010 | 00:00 Telma Elorza

Londrina já recebeu parte das 184 mil doses da vacina contra o vírus da Gripe A (H1N1) destinadas ao Município. A Secretaria Municipal de Saúde inicia, amanhã, a vacinação dos profissionais de saúde e indígenas, de acordo com o calendário oficial determinado pelo Ministério da Saúde. Segundo o secretário municipal de Saúde, Agajan Der Bedrossian, o restante das doses será enviado respeitando o cronograma oficial.

O secretário explicou que a vacinação será feita exclusivamente nas unidades de saúde do Município, sem campanhas externas. “As únicas exceções acontecerão nesta primeira etapa, quando uma equipe se deslocará até a Reserva Indígena do Apucaraninha para vacinar a comunidade. Aliás, todos os indígenas deverão ser vacinados ali”, explicou. A outra exceção será com os profissionais de saúde dos hospitais, públicos e privados. “Para estes, estamos encaminhando as vacinas e cada unidade fará a aplicação, na chamada vacinação delegada”, explicou. Bedrossian disse que todos os profissionais que trabalham na área de urgência e emergência – médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, pessoal da limpeza e administrativo – precisarão ser imunizados.

O secretário observa que a população precisa prestar atenção nas faixas etárias dos públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. “As faixas terão que ser respeitadas e foram definidas de forma a não tumultuar o serviço público. Não adianta procurar a vacina antes da data, assim como não adianta procurar depois. A exceção é para as gestantes, que podem ser vacinadas em qualquer época”, afirmou.


Cadastro

Pela internet, as pessoas poderão optar por serem avisadas, via e-mail, da data de vacinação de cada um dos grupos prioritários. Na página do Ministério da Saúde (www.portal.saude.gov.br), o internauta poderá cadastrar seu endereço eletrônico e selecionar a data de vacinação do grupo ao qual ele pertence ou tem interesse. O serviço estará acessível também em sites comerciais onde a campanha será veiculada. O cadastro via e-mail estará disponível a partir de amanhã.


Clínicas particulares receberão lotes em abril

As clínicas particulares começarão a receber a vacina contra a Gripe A no mês de abril. Segundo o médico infectologista e imunologista José Luís Baldy, apenas um laboratório vai fornecer a vacina para a rede particular. “Mas, diferente da que estará sendo oferecida na rede pública, a vacina será mais completa, trivalente, que abrange os vírus H1N1 e A e B da gripe sazonal”, explicou.

De acordo com o infectologista, a expectativa é que haja uma grande procura pela trivalente já que a vacinação oficial não compreende todas as faixas etárias e também não contempla outros tipos de gripe. “Eu acredito que até quem foi vacinado na rede pública deve procurar a trivalente. E vai poder fazer isso, sem problemas. A única coisa é que terá que esperar um mês após a aplicação”, explicou.

O preço da vacina nas clínicas particulares ainda não foi definido porque o laboratório não informou o custo, mas o médico calcula que a trivalente não custará mais de R$ 70 a dose. Independente do preço, há um grande interesse. “Tem um grande número de pessoas interessadas, só aguardando a chegada da vacina”, afirmou.

Fale com a repórter

Leia também
Últimas Notícias rss
08:43SupremoMinistra do STF decide hoje desti...
08:27LondrinaLista de falecidos - 23/4/2014
08:20Meteorologia Quarta-feira será de tempo ...
08:10PR-986Atropelamento mata homem próximo a...
07:42Malaysia AirlinesBusca submarina pelo vo...
07:35América do NorteEtnia indígena apela à O...
07:30TragédiaNaufrágio de navio sul-coreano c...
07:28ÁsiaAfeganistão adia anúncio dos resulta...
07:23ÁfricaEUA classificam como "abominação" ...
07:17ÁsiaForça de trabalho se contrai na Chin...