Acesso ao sistema

Esqueceu sua senha? Clique aqui

Ainda não é cadastrado?

Após cadastrado, o CPF não pode ser alterado.
Digite uma nova senha:

Economia |

Mudança

Caixa orienta clientes sobre novas regras da poupança

Banco, que tem 41,4 milhões de clientes com poupança, irá disponibilizar informações em seus canais de atendimento: agências, site e pelo telefone 0800 726 0101

  • Folhapress
  • 04/05/2012 11:54

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta sexta-feira (4) que irá esclarecer as dúvidas dos clientes sobre as novas regras da poupança. A mudança começou a valer nesta sexta.

O banco, que tem 41,4 milhões de clientes com poupança, irá disponibilizar informações em seus canais de atendimento: agências, site e pelo telefone 0800 726 0101.

"Na prática, os clientes que possuem poupança na Caixa podem continuar movimentando a sua conta normalmente, por meio do cartão, tanto para depósitos quanto para retiradas, sem a necessidade de abrir uma nova conta", diz em nota.

As novas regras alteram a forma de remuneração dos depósitos realizados a partir desta sexta. Enquanto a taxa básica de juros, a Selic, for maior do que 8,5% ao ano, o rendimento será mantido em 0,5% ao mês mais TR (Taxa Referencial).

Quando a taxa básica for igual ou inferior a 8,5% ao ano, a remuneração será igual a 70% da Selic mais TR. As alterações na taxa são decididas em reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central).

Em relação à remuneração dos novos depósitos, o vice-presidente de Pessoa Física da Caixa, Fábio Lenza, explica que nesse primeiro momento não haverá alteração, pois a Selic está atualmente em 9% ao ano.

"Os novos depósitos continuam sendo remunerados a 0,5% ao mês mais TR enquanto não houver alteração na Selic", diz Lenza. "E os depósitos realizados até 03 de maio tem a remuneração antiga pelo tempo que forem mantidos em poupança, independentemente de oscilações na taxa Selic."

Dúvidas sobre a nova regra?

Se você tem dúvidas sobre o funcionamento da poupança após a mudança anunciada pelo governo, escreva para economia@gazetadopovo.com.br. Você também pode escrever sua pergunta no
campo de comentários que fica no fim desta matéria.

Um especialista convidado pelo jornal irá responder os questionamentos enviados pelos leitores, em matéria que será publicada neste sábado (5).

Abrir comentários