Economia

Pilotos da Iberia cancelam greve após pressão do governo

Pilotos da Iberia, que integra o International Airlines Group, protestam contra a criação da companhia de baixo custo Iberia Express

27/04/2012 | 18:42 Reuters

Os pilotos da Iberia anunciaram nesta sexta-feira o cancelamento dos planos de greve depois que o governo ordenou que a companhia aérea espanhola e o sindicato de pilotos começassem a negociar uma solução para a disputa trabalhista que ameaça prejudicar o turismo na Espanha durante a alta temporada.

Pilotos da Iberia, que integra o International Airlines Group, protestam contra a criação da companhia de baixo custo Iberia Express. Para os sindicatos, a nova empresa é uma ameaça aos empregos e às condições de trabalho.

O sindicato Sepla, dos pilotos, havia convocado paralisações todas as segundas-feiras e sextas-feiras de 9 de abril a 20 de julho após o fracasso das negociações com a Iberia em março. A companhia estima que cada dia de greve custe 3 milhões de euros.

"Devido ao novo processo, o Sepla decidiu cancelar as greves e reitera o seu compromisso absoluto de chegar a uma solução sustentável e equilibrada para o conflito", afirmou o sindicato em comunicado.

Ambas as partes têm de chegar a um acordo, caso contrário o governo tem o poder de impor um mediador. A vice-primeira-ministra espanhola, Soraya Sáenz de Santamaría, anunciou a medida após uma reunião semanal do gabinete de governo.

Leia também
Últimas Notícias rss
11:17vôleiDiante da Turquia, Brasil perde inv...
11:13Banco CentralBC libera compulsório para ...
11:11SíriaMãe do jornalista executado pede qu...
11:10Jogos Olímpicos da JuventudeVelocista lo...
10:55ViolênciaAdolescente é esfaqueada em bri...
10:51CuritibaOperação detém 18 passageiros qu...
10:50preconceitoUefa investiga presidente da ...
10:37ForagidoVítimas de abuso festejam captur...
10:36puniçãoBarcelona está proibido de contra...
10:30ReconstruçãoPrédio do Ouro Verde já está...