Economia

Pilotos da Iberia cancelam greve após pressão do governo

Pilotos da Iberia, que integra o International Airlines Group, protestam contra a criação da companhia de baixo custo Iberia Express

27/04/2012 | 18:42 Reuters

Os pilotos da Iberia anunciaram nesta sexta-feira o cancelamento dos planos de greve depois que o governo ordenou que a companhia aérea espanhola e o sindicato de pilotos começassem a negociar uma solução para a disputa trabalhista que ameaça prejudicar o turismo na Espanha durante a alta temporada.

Pilotos da Iberia, que integra o International Airlines Group, protestam contra a criação da companhia de baixo custo Iberia Express. Para os sindicatos, a nova empresa é uma ameaça aos empregos e às condições de trabalho.

O sindicato Sepla, dos pilotos, havia convocado paralisações todas as segundas-feiras e sextas-feiras de 9 de abril a 20 de julho após o fracasso das negociações com a Iberia em março. A companhia estima que cada dia de greve custe 3 milhões de euros.

"Devido ao novo processo, o Sepla decidiu cancelar as greves e reitera o seu compromisso absoluto de chegar a uma solução sustentável e equilibrada para o conflito", afirmou o sindicato em comunicado.

Ambas as partes têm de chegar a um acordo, caso contrário o governo tem o poder de impor um mediador. A vice-primeira-ministra espanhola, Soraya Sáenz de Santamaría, anunciou a medida após uma reunião semanal do gabinete de governo.

Leia também
Últimas Notícias rss
00:38ExtracurricularConcursos estimulam aluno...
00:32EventoUFPR promove workshop de leitura e...
00:29CulturaUnicentro prepara o 4º Festival d...
00:27ApoioFundação Araucária abre chamadas pa...
00:25SeleçãoAlunas da Tuiuti são convocadas p...
00:23OportunidadeIncubadora de Itaipu recebe ...
00:21InclusãoCursinho Solidário está co...
00:20EstudoPesquisa sobre alergia a pólen bus...
00:15ExpansãoMEC cria mais 498 vagas em seis ...
00:07Série BÍdolos, Marcos e Lúcio Flávio ped...