Ponto de vista

Obesidade, a epidemia do século 21

08/09/2013 | 00:02 Dartagnan Pinto Guedes

Obesidade é o acúmulo anormal de gordura que pode ser prejudicial para a saúde e que se manifesta pelo excesso de peso corporal. Reconhecida como uma doença da sociedade moderna é um problema de saúde pública prioritário em todo o mundo. A elevada prevalência de obesidade tem obrigado os governos de países desenvolvidos e em processo de industrialização a adotarem estratégias para controlar a denominada "epidemia do século 21", que ocorre basicamente em consequência de um cotidiano inadequado quanto aos hábitos alimentares e prática de atividade e exercício físico.

Em idades infantis e juvenis este problema é ainda mais preocupante. Primeiro, porque o excesso de peso nos jovens aumenta o risco dos adultos também apresentarem sobrepeso ou obesidade. Segundo, porque está associado ao aparecimento e desenvolvimento de fatores de risco que podem predispor à maior incidência de distúrbios orgânicos. Terceiro, por resultarem de comportamentos e hábitos inadequados de difícil modificação em idades futuras. Por fim, em razão do sobrepeso e obesidade na população jovem ter aumentado muito nas últimas décadas. Em vista disso, a prevenção, desde as idades infantis, deve ser uma ação prioritária de educação em saúde.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que, a continuar com as tendências atuais, em 2015 haverá em todo o mundo aproximadamente 2,3 bilhões de adultos com sobrepeso, e mais de 700 milhões de obesos, o que deverá corresponder a 43% da população mundial. No Brasil, levantamento realizado em 2012 pelo Ministério da Saúde mediante a pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) revela que 51% da população brasileira com mais de 18 anos apresenta sobrepeso, dos quais 17% são obesos. Em 2006, quando os dados começaram a ser coletados, os índices apontavam 43% de sobrepeso e 11% de obesos.

Especificamente com relação à população jovem, comparação entre dois levantamentos representativos da população brasileira entre 10 e 19 anos – Estudo Nacional de Despesa Familiar (Endef), realizado na década de 1970, e Pesquisa Nacional de Orçamentos Familiares (POF), conduzida recentemente – mostra que, nas últimas quatro décadas, o sobrepeso mais que quadruplicou entre os rapazes (3,9% versus 18,0%) e mais que dobrou entre as moças (7,5% versus 15,4%). Por outro lado, para que se possa ter como referência, no que se refere ao baixo peso corporal/magreza, o Endef apontou prevalências idênticas nos dois sexos equivalentes a 4,8%, enquanto a POF registrou redução importante entre os rapazes (2,8%) e similar proporção entre as moças (4,7%). Ambos os estudos indicam redução na proporção de jovens brasileiros com baixo peso corporal/magreza e preocupante aumento na prevalência de sobrepeso e obesidade.

Esta situação implica em maiores índices de morbidades na população, aumento na necessidade de serviços médicos e grande impacto econômico no sistema de saúde público e privado. Já existem estratégias eficazes e promissoras que justificam programas e políticas públicas para prevenir e controlar o excesso de peso corporal.

A sociedade é responsável por criar condições para uma vida mais saudável. Porém, para tanto, seus integrantes necessitam estar educados em saúde. E, neste sentido, a escola assume papel fundamental. Os educadores, sobretudo os de educação física, precisam oferecer sua contribuição mediante ações educativas voltadas à alimentação, à prática de atividade física e à realização de exercício físico que possam atender o presente do jovem e repercutir em sua vida adulta.

*Dartagnan Pinto Guedes
Coordenador do Curso de Mestrado Profissional em Exercício Físico na Promoção da Saúde – Universidade Norte do Paraná

Leia também
Últimas Notícias rss
01:01Copa do BrasilKeirrison mostra irritação...
00:59desafioGrupo Sansey é heptacampeão de Yo...
00:59teatroMusical recria obra de Adolfo Cami...
00:59músicaHoje tem recital de piano e contra...
00:59folcloreGrupo realiza batizado de Bumba ...
00:59teatroEncontro de Contadores de História...
00:59eletrônico2FUEL toca sábado na Kingdom 2...
00:59infantilFamiglia Coisafina se apresenta ...
00:59ao vivoStreet Bluegras Crew toca no Calç...
00:59cinemaCiclo de cinema destaca a história...