Cidades

Divulgação

Divulgação / A partir deste domingo, jornal estará disponível para Xoom, Galaxy e Ypy A partir deste domingo, jornal estará disponível para Xoom, Galaxy e Ypy

Gazeta do Povo lança versão com Android

23/10/2011 | 00:05 Alexandre Costa Nascimento

A Gazeta do Povo poderá ser lida em mais uma plataforma digital. A partir deste domingo, o jornal também estará disponível na versão tablet para os dispositivos com o sistema operacional Android. O aplicativo está disponível na Android Market e no Universo Positivo e pode ser baixado gratuitamente por usuários dos tablets Xoom (Motorola), Galaxy (Sam­sung) e Ypy (Positivo).

A versão digital da Gazeta para Android funcionará nos mesmos moldes do aplicativo para iPad (Apple), lançado em fevereiro. Todas as reportagens da edição impressa estarão no aplicativo, além de recursos extras em multimídia desenvolvidos para a plataforma tablet, como vídeos e infográficos animados. “A Gazeta do Povo foi um dos primeiros jornais do mundo nessa plataforma. Hoje todo mundo está indo para os tablets, é um caminho sem volta”, salienta a diretora de redação da Gazeta do Povo, Maria Sandra Gonçalves.

A tendência de popularização dos tablets deve amadurecer nos próximos dois anos. A consultoria de tecnologia Digitmes Research prevê que o mercado mundial de tablets atinja 100 milhões de unidades em 2013 – um tablet para cada três notebooks.

Sandra explica que o tablet tem a vantagem de possibilitar o consumo de informação em um momento de relaxamento (leening factor – checar ). “A plataforma que mais se aproxima ao jornal de papel é o tablet, oferecendo a possibilidade de ver, ler e tocar. Ao mesmo tempo, essa tecnologia abre novas oportunidades para a geração de conteúdo e para o mercado publicitário.”

Android

Haverá um aplicativo específico da Gazeta do Povo para os tablets de 10 polegadas com o sistema Android 3.0 (ou superior Ho­­neycomb). Exemplos desses tablets são o Samsung Galaxy Tab 10” e o Motorola Xoom 10. O aplicativo já está na Android Market. Futuramente, a versão tablet da Gazeta também estará em outros tablets com Android 3.0, como os lançamentos da Asus, Dell, Sony e Panasonic.

Para o Ypy, tablet da Positivo Informática, haverá uma versão específica para a versão de 7 polegadas, equipada com Android 2.3. Já o Ypy 10” usará o sistema para Android 3.0. Os aplicativos estarão na loja de aplicativos da Positivo (Mundo Positivo) e o direcionamento para a versão adequada do software ocorre de forma automática segundo a versão do tablet.

A versão digital da Gazeta do Povo poderá ser baixada gratuitamente por um período de 30 dias pelos usuários do Ypy e por tempo indeterminado para usuários do Xoom e Galaxy.

Depois desse período, o modelo de comercialização será o mesmo do iPad: as edições de segunda a sábado custarão US$ 0,99 cada, e a de domingo, US$ 1,99.

“Inicialmente a venda será avulsa, mas estamos estudando um modelo de assinatura mensal das versões digitais”, informa Sandra. Uma vez feito o download do dia, o leitor poderá consultar o conteúdo sempre que desejar, sem precisar estar conectado à internet. O pagamento é feito com cartão de crédito.

Leia também
Últimas Notícias rss
00:03tema do diaSem Arthur, o Tubarão tem cha...
00:03agendaCurso à distância atua na formação...
00:01impasseDefinição sobre City Shopping Lon...
00:01aparteKireeff deu veto a projeto por fal...
00:01investigaçãoCEI dos Alvarás é aprovada ...
00:01BALANÇOSercomtel estanca sangria e fecha...
00:01CiclismoRegião de Londrina sedia Volta C...
00:01EconômicasSercomtel tem projetos para no...
00:01NASCENTE DO IGAPÓIAP multa empresas por ...
00:01Dia de CrônicaNão há razão para tristeza...