Acesso ao sistema

Esqueceu sua senha? Clique aqui

Ainda não é cadastrado?

Após cadastrado, o CPF não pode ser alterado.
Digite uma nova senha:

Agronegócio |

insumos

Safra alavanca a indústria de calcário

  • Carlos Guimarães Filho
  • 24/05/2012 00:50

A indústria de calcário do Paraná produz 15% mais neste ano diante da expectativa de ampliação da área de cultivo de grãos. Só a soja deve ocupar 1 milhão de hectares a mais no país, atingindo 26 milhões de hectares pela primeira vez, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O calcário é essencial para abertura de novas lavouras por corrigir a acidez do solo e reduzir a concentração de elementos nocivos às plantas. As 30 empresas que atuam no setor no Paraná são responsáveis pela produção de 4,2 milhões de toneladas ao ano, 23% do volume nacional. Com quantidade e qualidade superiores às médias nacionais, o setor atende o Sul e parte de estados como Mato Grosso.

“Vamos ganhar mais espaço no mercado nacional”, prevê Vitor Hugo Johnson, presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Mármores, Calcário e Pedreiras do Paraná (Sindemcap). Ele descarta o risco de escassez. A capacidade de produção instalada é superior à demanda e fica parcialmente ociosa no segundo semestre.

“Por maior que seja, a demanda não chega perto da capacidade de produção do estado. As indústrias têm ociosidade alta”, diz Carlos Eduardo Furquim, diretor da indústria Caltec, que vende 250 mil toneladas anualmente, com expectativa é aumentar entre 5% e 10% a produção este ano.

Abrir comentários